quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006

Filmes Legais no Computador

Depois da Apple começar a vender filmes pela internet chegou a vez da Warner anunciar que vai entrar nesse mercado.
http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/InternetInterna.aspx?GUID=25D4E58E-12A5-4029-842B-DA9D3F47EBE0&ChannelID=2000012
Não é um anúncio que se deva desprezar. A Warner é a dona de um dos maiores e melhores acervos do cinema. Possui ainda no seu portfólio inúmeras séries de sucesso e ainda todo o universo dos desenhos animados que incluem personagens como Pernalonga e sua turma.
Se eles viabilizarem um sistema de fornecimento de mídia digital pela internet que seja interessante para o consumidor (entenda-se barato) e para o fornecedor (entenda-se lucrativo) teremos então uma guinada violenta no mercado de produção visual.
Note-se que a indústria não é contra a internet. Historicamente ela sempre aderiu às novas tecnologias de distribuição (TV, Vídeo, Cabo, DVD). O que ela nunca deixou de fazer foi lucrar com isso de alguma maneira. Seja pela venda ou locação.
Não podia ser diferente na internet.
O P2P para o usuário doméstico não é muito diferente do que foi o gravador para o amante de música a vinte anos. Uma oportunidade para ver e rever o produto que aprecia. Se para o amante da música de então a fonte era o rádio e menos usualmente o bolachão de algum amigo, hoje são os milhares de computadores conectados à internet.
A grande diferença de hoje é que a qualidade muitas vezes é igual ao original e mesmo não o sendo há muita gente inescrupulosa lucrando com o comércio ilegal.
E contra isso, tanto a indústria quanto um ocasional espectador de "friends" tem que ser contra.

Nenhum comentário: