Começa o ano letivo e a tortura do trânsito em nossa cidade de Cascavel/PR se torna uma constante.
Também no final da tarde, mas principalmente no horário de almoço transitar por algumas ruas da cidade exige uma dose cavalar de paciência.
O número de carros que trafegam nestes momentos cresce absurdamente. Principalmente próximo às unidades de ensino onde pais disputam espaço com vans apressadas em meio a uma enxurrada de crianças que invadem as ruas sem muita preocupação com sua própria segurança.
O caos enfim...
Os primeiros resultados são motoristas estressados, insegurança no trânsito, acidentes.
Muito poderia ser feito para minimizar estes problemas, mas parece que ninguém têm o mínimo interesse em resolver estes problemas.
A começar pela educação, dos pedestres e motoristas. Os primeiros deveriam ser maciçamente sufocados pela informação de que devem sempre fazer uso das faixas de pedestre. Os últimos, a respeitar as leis de trânsito.
Com as vans que fazem o transporte escolar a conversa deveria ser muito diferente.
No afã de atender um grande número de usuários e assim viabilizar seu negócio, estes profissionais estão desrespeitando normas mínimas de segurança e a própria idoneidade de seus clientes.
É comum ver vans que buzinam diante das escolas para atrair a atenção de alunos. Que não têm um atentende para acompanhar a criança com segurança até o veículo. Alguns até obrigam os alunos a atravessar a rua fora da faixa em meio às filas duplas que alimentam o caos nestes momentos.
Fiscalizar e multar sim, mas de nada vai resolver enquanto pais, professores e autoridades não buscarem juntos soluções que possam garantir o bem-estar e a segurança de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário